Silvana e André Maio

A Cartomante

Em uma cidade da Inglaterra no século passado, três jovens estudantes de universidade, Camilo, Rita e Villela, estavam almoçando em um restaurante conversando sobre todos os tipos de assunto.

Camilo e Vilela, amigos de infância, já Rita e Villela se conheceram no 1º ano na universidade no curso de direito

Camilo fazia medicina veterinária, só que Camilo se encontrou com Rita, morena, alta e sedutora.

Um dia Villela convidou Camilo para ir até sua casa jantar com eles , claro Camilo aceitou, veria mais uma vez aquela jovem tão linda que era Rita Camilo olhava para todos os gestos de Rita.

Em uma tarde passeando pelas ruas de Londres viu uma placa que dizia “Seu futuro está aqui”. Sol De la Rua cartomante espanhola que ganhava ávida lendo as cartas, a maioria de seu público eram jovens em busca do amor-perfeito. Então madame Sol perguntou:

- O que o traz aqui jovem?

Camilo contou a história à cartomante gostaria de saber se Villela desconfia de meu caso com Rita, Camilo levantou da cadeira e saiu com um sorriso no rosto, a cartomante não acredita no que acabou de receber nunca havia ganhado tanto por uma consulta.

Camilo e Rita se encontravam quase todos os dias, morreu a mãe de Camilo e nesse desastre os dois mostraram-se grandes amigos dele. Vilella cuidou do enterro, dos sufrágios e do inventario, Rita tratou especialmente do coração, e ninguém faria melhor.

Como chegaram ao amor, não o soube ele nunca. A verdade é que ele gostava de passar as horas ao lado dela, liam os mesmos livros, iam juntos a teatros e passeios.

Camilo ensinou-lhe as damas e o xadrez e jogavam as noites.

Um dia, fazendo eles anos, recebeu de Vilella uma rica bengala de presente e de Rita apenas um cartão com um vulgar comprimento a lápis. Palavras vulgares: mas há vulgaridades sublimes, ou, pelo menos, deleitosos.

Camilo quis sinceramente fugir, mas já não pode. Ele ficou atordoado e subjugado. Vexame, sustos, remorsos, desejos, tudo sentiu de mistura: mas a batalha foi curta e a vitoria delirante.

A confiança e estima de Vilella continuava serem os mesmos. Em certa manhã Vilella viu debaixo da porta bilhetes anônimos que falavam a respeito de Rita, Vilella não acreditava no que estava lendo ficou confuso aquelas palavras tão imoral poderia ser a respeito de Rita. Foi então que Vilella se lembrou de uma cartomante que seus amigos comentavam, diziam que ela era muito boa, etc... Vilella levantou da cama e foi direto a essa cartomante.

As noites de jantar, os momentos entre Vilella e Rita cada vez mais distante e estranho, Rita passa a desconfiar e Camilo também. Rita e Camilo vão a tal cartomante, ao entrar uma salinha pouco iluminada se viu o rosto da cartomante com as cartas sobre a mesa e então ele fala o que os leva ali. Camilo começa a perguntar e contar a cartomante.

Villela sai da cartomante vai para casa sem expressão, ele segue seus deveres diários, em quanto isso Camilo sai da cartomante inquieto, nervoso estala os dedos das mãos a todo instaste encontrando Rita conta tudo Rita fica muito nervosa sem saber o que fazer passando os dias vão se acalmando e consideram que houve algum engano com as previsões.

Vilela todas as noites de finais de semanas se deitava cedo e Camilo se encontrava com Rita às escuras no imenso jardim de vilela, então sem desconfiar de nada Camilo recebe uma carta supostamente dizendo ser Rita nos encontraremos perto das rosas vermelhas as 21h00min horas e assim como Camilo nem desconfiava de nada foi ao local chegando ali Camilo vê Rita chorando presa em um tronco e amordaçada Vilela dispara dois tiros no peito de Camilo foram fatais logo depois atira na cabeça de Rita Villela desesperado sai correndo e joga no rio. O caso de um triângulo amoroso não foi esquecido Camilo, Rita e Villela.

Silvana e André Maio