conhecimentoemaritóteles

Conhecimento em Aritóteles

 

www.webhumanas.net

Prof. M. Alexandre Lobo

O Conhecimento em Aristóteles

Nascido por volta do ano 384 antes de Cristo, Aristóteles foi discípulo de Platão e mestre de Alexandre o Grande. Como seu mestre, buscava um conhecimento verdadeiro e perfeito. Mas enquanto Platão tinha na matemática o exemplo de conhecimento perfeito e fazia a distinção radical entre a essência, dada pela atividade do pensamento e a aparência, dada pelas sensações. Aristóteles entendia o conhecimento como um processo.

Para Aristóteles a realidade pode ser perceptível em seis formas: sensação, percepção, imaginação, memória, raciocínio e intuição. Não há uma ruptura entre a percepção da aparência de um objeto e o conhecimento de sua realidade, mas sim uma continuidade. O conhecimento verdadeiro a respeito de algo teria que passar primeiro por uma simples sensação, o objeto de conhecimento teria de ser percebido impondo-se a consciência, imaginado, ou seja, a formação na mente de uma imagem deste objeto percebido. O conhecimento então seria registrado na memória e racionalizado, tornado a mente capaz de reconhecer o objeto em uma nova situação. Ou seja, o conhecimento verdadeiro a respeito de algo só se formaria em processo.

Para responder a Parmênides, que afirmava o princípio de tudo como o ser imutável e Heráclito, crítico do ser ao afirmar que tudo está em eterna transformação, Aristóteles afirmaria que a essência de um ser é sua parte invariável, que não muda nunca. Tudo teria uma forma que definiria o que é e seria composto por uma determinada matéria. Bem, se um objeto pode ser de diversas formas e materiais, como Aristóteles definiria sua essência? Ele estabelece a diferença entre o que é acidental, o que muda é o objeto não deixaria de ser se não tivesse e o que é essencial propriamente dito, o que não muda e é invariável. Desta forma, Aristóteles não discorda totalmente de Heráclito, o que é acidental nas coisas pode mudar, estar em eterno movimento. Mas não discorda também de Parmênides: embora as coisas possam mudar, conservarão sua essência, aquilo que nunca muda e que faz com que determinado objeto seja o que é.

As coisas podem mudar por que ela tem potencial para mudarem, ou seja, elas podem vir a serem outras coisas. Uma semente, por exemplo, é uma arvore em potencial. O que transforma os seres é a ação que realiza a potência. Potência, em Aristóteles, é então o que as coisas podem vir a serem e ação e o movimento que transforma a potência em ato. Todos os corpos teriam um local natural e um movimento natural. Assim, uma pedra cairia ao chão por que a terra seria seu lugar natural, assim como a natureza do fogo é subir. Essa física de Aristóteles só foi questionada no Renascimento, pois seu pensamento muito influiu nos pensadores da Igreja medieval.

Um outro pensamento de Aristóteles que serviu a Igreja foi a sua astronomia que colocava a Terra como centro do universo e parte do mundo sublunar, onde os corpos estariam sempre sujeitos a movimentos imperfeitos. Já o mundo supra lunar seria o mundo constituídos pelos corpos celestes conhecidos até então e seriam perfeitos e imutáveis.

O papel da ciência é desvendar as causas dos movimentos e dos seres. Aristóteles entendida tudo como resultado de uma sucessão de causas e conseqüências. Para conseguir desenvolver a ciência, Aristóteles desenvolveu um instrumento: a lógica. Três princípios básicos fazem parte da lógica: o princípio de identidade : um ser é sempre igual a si mesmo A=A, o princípio da não contradição : impossível um ser não ser igual a si mesmo A= -A, o princípio do 3 excluído: duas preposições com os mesmos sujeitos mas uma com um predicativo afirmativo e outra com o predicativo negativo, uma das preposições é necessariamente falsa. Vejamos como se pode aplicar a lógica: se A= B, B=C, logo A=C. Um outro exemplo: se todos os homens são mortais, Sócrates é homem, logo, Sócrates é mortal.

Embora muito do pensamento de Aristóteles esteja ultrapassado, como sua física, sua importância permanece, como no caso, a lógica muito empregada na informática.

Questões:

Explique em que Aristóteles se diferencia de Platão em sua teoria do conhecimento.

O que é uma essência em Aristóteles?

Os seres podem mudar para Aristóteles? Explique;

Qual a importância da ação para potência em Aristóteles?

Crie um exemplo de aplicação da lógica de Aristóteles