ideias na republica velha

Webhumanas

prof. Alexandre Lobo

IDÉIAS DA REPÚBLICA VELHA

As principais idéias da república velha foram o liberalismo e o socialismo. Essas idéias estão ligadas a grupos sociais específicos. O liberalismo, por exemplo, estava ligado aos grupos dos cafeicultores, profissionais liberais, advogados, médicos, intelectuais, pequenos comerciantes e alguns empresários industriais. Já o socialismo está ligado a alguns intelectuais e aos trabalhadores operários.

O liberalismo defende principalmente a liberdade e igualdade. Mas essa liberdade é basicamente a liberdade de comprar e vender ou produzir alguma mercadoria. Já a igualdade refere-se a igualdade perante a lei, a justiça, pois todos devem ser iguais perante a lei. Para os liberais, o Estado deve ser o menor possível, cabendo ao mercado (relações de compra e venda)o papel de regular a sociedade. Assim, o valor do salário, por exemplo, não seria estabelecido por lei, não teria a proteção do Estado. O salário teria seu valor estabelecido pelo acordo entre patrão e empregado.

No Brasil, o socialismo tem origem com a industrialização em seus primeiros passos na metade do século passado. Era comum o trabalho infantil nas fábricas de tecidos, crianças de 5 ou 6 anos trabalhavam 12 horas diárias

Com as primeiras indústrias, cria-se uma concentração de assalariados. Esses assalariados operários tem suas necessidades como moradia, comida e transportes. Essas necessidades, principalmente a de moradia, provocam a urbanização, ou seja, o surgimento ou crescimento de cidades já existentes como São Paulo.

Com o tempo, os operários passam a se organizarem em associações e irmandades para qualificação profissional ou assistências em geral.

No final do século passado, surgem as ligas operárias que reivindicavam melhores salários e organizavam greves. Essas ligas eram semelhantes aos sindicatos de hoje. Nestas ligas, algumas idéias, que vieram com os imigrantes, ganham simpatizantes. Entre estas idéias estão o anarquismo e o socialismo.

O anarquismo defende o fim do Estado e qualquer forma de poder ou dominação de uma pessoa ou grupo sobre outra pessoa ou grupo, a liberdade e igualdade de todos, mas, ao contrário do liberalismo, prega o fim da propriedade privada. Uma propriedade privada é uma posse de algo, como uma fábrica ou uma fazenda, por exemplo, que tem validade perante a lei.

Como os anarquistas, os socialistas também são contra a propriedade privada e a favor da igualdade. Mas os socialistas defendem a necessidade de um Estado forte que seja capaz de impor pela lei a igualdade e o fim da propriedade privada.

Em 1917, na Rússia, futura União Soviética, aconteceu uma revolução socialista. Uma revolução é quando ocorre, por meio da força, uma transformação radical. Os operários russos, camponeses, soldados, marinheiros e outros grupos das classes pobres, cansados de exploração, resolvem desobedecer seus senhores e tomar o poder. Mas acontece que somente poucos destes tomaram o poder. A idéia que motivou a Revolução Russa tem origem no pensamento do filósofo alemão Karl Marx. Marx é conhecido como o fundador de um tipo específico de socialismo, o comunismo. A característica do comunismo é que defende que a sociedade é composta por classes em luta, como escravos e senhores e operários e capitalistas. Além disto, os comunistas acreditam que a melhoria da sociedade só é possível com uma revolução.

Essa revolução tem influência em todo o mundo, inclusive no Brasil. Muitos anarquistas viram comunistas e em 1922 fundam o primeiro partido nacional do período republicano, o PCB, Partido Comunista Brasileiro.