adesigualdadesocial

A desigualdade social

Sociologia

Prof. Me. Alexandre Lobo

A origem social da desigualdade.

Um dos principais problemas do Brasil e também da humanidade é certamente a enorme desigualdade social, principalmente entre ricos e pobres. Mas, essa desigualdade muitas vezes aparece como inevitável ou como parte da natureza, e, desta forma, nos acostumamos com ela, afinal, pouco podemos ou queremos fazer. Entretanto, ela não tem nada de natural e nem mesmo foi sempre assim. A desigualdade social tem uma origem na história que retoma a origem da própria civilização.

Houve uma época, lá na pré-história, em que não havia desigualdade social. Quando o ser humano ainda não havia desenvolvido cidades, templos e nem mesmo a escrita, ele vivia o chamado comunismo primitivo. No início, os seres humanos viviam em pequenos bandos e eram nômades, ou seja, não tinham um lugar fixo de moradia. Não existia família e nem propriedade privada, tudo era de todos, inclusive mulheres e homens, ou seja, não existia casamentos e muito menos monogamia. O que havia era uma diferença na divisão de tarefas. Ao homem, a caça e pesca, a mulher, a colheita de frutos e a cerâmica.

Como não tinham conhecimento da agricultura, os seres humanos eram obrigados a terem uma vida nômade, sendo que viviam do extrativismo (extraindo a alimentação da natureza plantar o que colheu) e da caça, logo os recursos se esgotavam, obrigando o deslocamento em busca de novas fontes de alimento. Os bandos não eram grandes e nem guardavam nada para facilitar o deslocamento. Ao final da caça ou da colheita, a alimentação era dividida de forma igualitária. É daí a idéia de comunismo primitivo, pois o homem primitivo vivia de forma comunista. Karl Marx se inspirou no ser humano da pré-história para desenvolver sua teoria do comunismo.

Ao longo do tempo, ao observar os fenômenos da natureza, os seres humanos desenvolveram a agricultura. É possível que tenha sido as mulheres que tenham descoberto a agricultura, pois, quando ficavam grávidas, podiam observar melhor a chuva em locais onde haviam deixado sementes de frutos. O desenvolvimento da agricultura proporciona a passagem do nomadismo para o sedentarismo, ou seja, o ser humano passa a se fixar na terra.

A terra, no sedentarismo, parra a ser necessária a sobrevivência. Com a agricultura, a obtenção de alimentação é mais acessível e ocorre também uma redução do tempo de trabalho para a alimentação. Com mais tempo, as populações que se sedentarizaram, passam a procriar mais. Mas, com o aumento da população, os alimentos diminuem e a terra passa a ser concorrida.

Surge a propriedade privada, as melhores terras ficam com os mais fortes que passam a proteger sua produção de outros bandos ainda nômades ou mesmo de outras famílias que ficaram com terras menos férteis. A propriedade privada é aquela que pertence a um indivíduo específico. Ainda no início da agricultura, as terras em propriedades coletivas, ou seja, dos bandos ou famílias, cuja a tarefa era proteger de outros bandos. Mas, quando as famílias ou bandos crescem causando a concorrência por alimentos, um chefe de família cerca as terras e exclui do uso destas os parentes mais distantes.

É com a propriedade privada que surge também a família monogâmica com pais definidos. Ou melhor, antes, era possível saber a mãe, mas não o pai. Pela necessidade de se estabelecer os herdeiros das terras, as mulheres passam a terem apenas um “marido” para poder saber de quem é o filho. Para não morrerem de fome, os que ficaram de fora da partilha das terras, passam a trabalharem para os proprietários em troca de alimentos. Assim, cada vez mais, as diferenças sociais vão se acentuando entre aqueles que possuem terras e os que não possuem, entre os que possuem boas e longas terras e os que possuem poucas terras.

A desigualdade social tem uma origem histórica, não é uma característica da essência dos seres humanos. Sua base é a propriedade privada, mas essa é apenas uma forma de diferença social. Ter ou não terras é uma diferença social relativa a questão econômica, mas ter ou não poder de formular leis ou regras também é uma diferença social entre tantas outras.

Exercícios:

Segundo o texto, a desigualdade social é natural ou um produto da sociedade? Explique.

Por que não havia desigualdade social na pré-história?

Qual o papel da passagem do nomadismo ao sedentarismo no surgimento da desigualdade social?

Qual a relação entre propriedade privada e família monogâmica?

Para você, o que é desigualdade social?